quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 23/09/2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 23/09/2015

Exercício em sala: resumir o texto "A logística enxuta", disponível em: "http://www.gestori.com.br/website/diversos/artigos/a_logistica_enxuta.pdf".

Meu resumo:

A produção "lean" "enxuga" os processos, concentrando e organizando a energia produtiva. Assim, são necessários menos fornecedores, menos materiais, menos estoques. Também são obtidos produtos com menos defeitos, menor nível de acidentes e menor tempo necessário para a produção. É dada maior autonomia aos funcionários, que são capazes de solucionar problemas mais rapidamente, e são estimulados a solucionar os problemas e a agir em equipes.
Para a redução do estoque, o sistema Kan Ban faz a produção ocorrer somente quando há necessidade dela: produção puxada.
Há a necessidade de confiança entre os parceiros da cadeia de suprimentos. Como o número de parceiros é reduzido, se houver falhas de produção em algum fornecedor, ou de entrega, toda a cadeia sofrerá com atrasos, pois não há estoques grandes: é exigida a confiança.
Como a produção é puxada e o nível de estoques é baixo, corre-se o risco de aumentar os custos de transporte.
Além de poupar materiais, a produção "lean" visa a poupar tempo. A mão-de-obra passa a circular por diversas funções, sincronizadas, para evitar tempo ocioso.
Em resumo, o processo de produção confiável, sincronizado, colaborativo ajuda a produção a ser enxuta, a ser "lean".

Lucas T R Freitas

Nenhum comentário: