terça-feira, 1 de setembro de 2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 01/09/2015

Logística e Cadeia de Suprimentos - 01/09/2015

Lista de exercícios N1 – Gestão da Cadeia de Suprimentos

Respostas corrigidas da lista 1

1. Qual o conceito de Logística?
  • Resposta
    É o processo de planejamento, implantação, controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes.
2. O que é cadeia de suprimentos?
  • Resposta
    É a integração dessas atividades, mediante relacionamentos aperfeiçoados, com o objetivo de conquistar uma vantagem competitiva sustentável.
3. Descreva o que é canal físico de suprimento.
  • Resposta
    Diz respeito a lacuna em tempo e espaço entre as fontes materiais imediatas de uma empresa e seus pontos de processamento.
4. Descreva o que é canal logístico reverso.
  • Resposta
    É o fluxo reverso da cadeia de distribuição com o intuito de descarte ou troca de produtos.
5. Descreva quais sãos os componentes de um sistema logístico típico.
  • Resposta
    Serviço ao cliente, Previsão de demanda, Comunicações de distribuição, controle de estoque, manuseio de materiais, processamento de pedidos, tráfego e transporte, embalagem etc.
6. O que difere entre atividades primárias das secundárias em uma Cadeia de Suprimentos?
  • Resposta
    Atividade primária: está diretamente ligada ao atendimento ao cliente (processamento do pedido, manutenção de estoques e transporte).
    Atividade secundária envolve: embalagem, armazenagem, manuseio de materiais, obtenção (compra), programação do produto e manutenção de informações.
7. Quais sãos os setores que podem ser aplicados os princípios e conceitos de Logística/CS (cadeia de suprimentos)?
  • Resposta
    Indústria de serviços, forças armadas, administração ambiental, produção e marketing.
8. Defina gestão de marketing.
  • Resposta
    É o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, a fim de criar intercâmbio com grupos-alvo que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.
9. Cite alguns objetivos da logística empresarial.
  • Resposta
    Redução de custos e aumento da receita.
10. O que deve ser verificado nas decisões de cadeia de suprimentos?
  • Resposta
    Custo e tempo.
11. Descreva quais são os conflitos da cadeia de suprimentos.
  • Resposta
    a) conflitos entre participantes (os produtores desejam lotes grandes e estáveis; os varejistas querem entregas rápidas, pequenas e flexíveis)
    b) aspectos dinâmicos (variações do tempo causadas pela variação da demanda; grande variedade de produtos)
12. Descreva sucintamente o que são alguns procedimentos ligados ao SCM, tais como: EDI, ECR e VMI.
  • Resposta
    EDI é o intercâmbio eletrônico de dados
    ECR - integração e eficiência ao consumidor
    VMI - estoques gerenciados pelo fornecedor
13. O que é efeito chicote?
  • Resposta
    É a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor tem variância diferente da variância das vendas para o comprador. O efeito chicote é um fenômeno que produz efeito negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos numa cadeia de abastecimento, em particular, observa-se esse fenômeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia.
14. Qual é a importância do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF)?
  • Resposta
    Fazer com que as empresas obtenham vantagem competitiva em seus mercados.
15. Quais são as diferenças entre MRP, MRPII e DRP?
  • Resposta
    MRP - pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. Dá ênfase na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente.
    MRPII - é o planejamento dos recursos da produção, ou seja, é a evolução do MRP. Utiliza softwares computacionais.
    DRP - gerencia as funções de distribuição e hierarquização dos pedidos de cada armazém, considerando estoques internos e estoques em trânsito.
Lucas T R Freitas

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