segunda-feira, 21 de setembro de 2015

As Maluquices do Imperador - Paulo Setúbal

As Maluquices do Imperador - Paulo Setúbal - Leitura finalizada em: 23 de Setembro de 2015.
  • Notas minhas
    • O autor aborda a fuga da família real e da corte portuguesa para o Brasil, devido à expansão napoleônica; a adaptação, a vivência, o dia a dia.
    • A vida familiar e boêmia de Dom Pedro I, as amizades e inimizades (Chalaça, Barbacena, José Bonifácio de Andrada e Silva), os negócios e amores da juventude, são abordados de forma simples e rápida, com citações de trechos de cartas.
    • Dom Pedro I no Brasil (Dom Pedro IV em Portugal) abdica do Império no Brasil, indicando Dom Pedro II como sucessor, e vai para a Europa. Sai do Brasil devido a pressão popular contra suas decisões de nomeações de ministérios, o que era uma prerrogativa constitucional dele. Várias divisões do exército, inclusive a guarda do paço, se uniram ao povo na reclamação contra a nomeação dos ministros fidalgos. E assim, não tendo sua vontade em vigor, Dom Pedro I resolveu abdicar e sair do país.
    • Recupera o Reino de Portugal (tomado pelo seu irmão, Dom Miguel) para a sua filha, Dona Maria, auxiliado por liberais constitucionalistas, auxiliado pelo General Saldanha.
    • O desgaste da recuperação do reino português agravou problemas de saúde, e Dom Pedro I morreu onde nasceu, com pouco mais de trinta e cinco anos.
Lucas T R Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


Obrigado pelo seu comentário.

Tomando Decisões - Harvard Business Review - Richard Luecke - 192p.

Tomando Decisões - Harvard Business Review - Richard Luecke - 192p. Notas minhas: Livro de rápida leitura Análises fáceis de assimilar...