sexta-feira, 3 de abril de 2015

Gerir na Era Digital - Nuno Ribeiro

Gerir na Era Digital - Nuno Ribeiro - Leitura finalizada em 03 de Abril de 2015.
  • Notas minhas
    • O livro do economista Nuno Ribeiro fala sobre a transformação ocorrida no mundo com a inserção das tecnologias digitais
      • novos fabricantes, novos equipamentos, novas modalidades de propaganda nos meios de comunicação, novos meios de relacionamentos entre as pessoas, novas formas de trabalho e concorrência
    • É lembrada a frase da economia: "Não há almoços grátis". Assim, é preciso obter receita (das propagandas nos sites, nos jogos, nos vídeos, além dos próprios serviços prestados) para manter as tecnologias em funcionamento.
    • Menores custos de entrada estão relacionados a várias tecnologias digitais, mas os custos crescem a medida que atingem mais pessoas, diferentemente do que ocorre por exemplo com a televisão (concessões públicas), cujos custos são fixos, independentemente da quantidade de pessoas que atinjam.
    • A Web 2.0, redes sociais, mostra novas possibilidades para uso da internet: compartilhamentos de informações mais rápidos, publicações e criações em multiplataformas.
    • A lentidão na ampliação do acesso banda-larga e a resistência a mudança por parte de diversas empresas conseguiu atrasar, retardar, o avanço das tecnologias digitais.
    • Devemos lembrar: a tecnologia é para as pessoas; as pessoas fazem as coisas funcionarem. Exemplo: Steve Jobs - a tecnologia já existia, mas foi Jobs que fez vários produtos se tornarem atraentes, úteis e disponíveis no mercado.
    • As empresas de tecnologia podem entrar em setores diferentes, numa "concentração diagonal": softwares, cinema, telefonia, etc. (Microsoft, Nokia, Google, Apple, Amazon...)

Lucas T R Freitas

Nenhum comentário: