quinta-feira, 5 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Projeto Interdisciplinar de Engenharia I - Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA
Autor: Lucas Tiago Rodrigues de Freitas
Curso: Engenharia Civil

1.    DIAGNÓSTICO
·        Quem sou eu?
Lucas Tiago. Filho de Maria Elza e João Rodrigues. Nascido no Brasil. Mineiro. Residente no Espírito Santo. Cientista. Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Mestre em Administração. Estudante de Engenharia Civil. Administrador das coisas do meu pai. Administrador das minhas coisas.
·        O que eu faço atualmente?
2.    OBJETIVOS
·        O que eu quero ser?
Uma melhoria contínua: kaizen.
·        O que eu quero ter?
Pelo menos três empresas: um salão de cabelos, uma oficina e um supermercado. Uma fábrica de blocos de concreto celular também. Uma casa tranquila e um BMW.
·        O que eu quero fazer?
Montar minhas empresas. Ter uma boa equipe. Prestar serviços relevantes.
3. JUSTIFICATIVA
·        Por que eu quero ser isto?
Para a vida ter graça sempre.
·        Por que quero ter essas coisas?
- Salão de cabelos: porque o capital inicial é baixo e, se der certo, pode me ajudar a levantar capital para as próximas empresas.
- Oficina: para eu ter acesso a ferramentas quando quiser desenvolver algum projeto. Fora isso, a empresa fica sendo útil para a população (oficina de automóveis).
- Supermercado: ganhar dinheiro com o produto básico para a manutenção da vida, o alimento.
- Fábrica de blocos de concreto celular: produzir blocos leves e fáceis de utilizar e transportar, melhorando a qualidade das construções, especialmente das que ainda usam o bloco cerâmico.
·        Por que eu quero fazer isto?
Para usar o meu potencial de ser humano.
3.    ESTRATÉGIA
·        Como vou fazer para conseguir atingir os meus objetivos?
Criatividade e trabalho.
·        Que meios vou utilizar para isto?
Manter o cérebro em bom funcionamento, uma dieta saudável, exercícios físicos em dia (pelo menos 3 vezes por semana manter os batimentos cardíacos na faixa de 60 a 75% da carga máxima para o coração, obtida pela recomendação da American Heart Association: 220 – idade atual = 220 – 28 = 192).
4.    METAS
·        Quais são os passos que darei para conseguir fazer isto?
Manter o dia saudável. Sono. Alimentação. Quantidade de trabalho. Lazer.
·        Estes passos devem ser mensuráveis (quantidade, tempo...)
- Sono – 8 horas por dia.
- Alimentação – aproximadamente 5 ovos por dia, uso do sal grosso ao invés do sal refinado, ingestão frequente de copra e água de coco, exclusão das gorduras trans; suplementação com ômega 3, cloreto de magnésio.
- Quantidade de trabalho – o necessário para cumprir as tarefas do dia. Seguir a recomendação de Andrew Carnegie:
"Quais são as seis coisas mais importantes que eu tenho para fazer amanhã?" - "Somente essas seis, e mais nada. Dedique seu dia a essas seis prioridades. Se fizer só a primeira, não se perturbe. Passe as outras para o dia seguinte."
(Recriando seu passado & Criando seu futuro - viajando no tempo - Lair Ribeiro, p. 89)
- Lazer – aproveitar as coisas boas da vida sempre: praia, amigos, cinema, leituras, contemplação.
- Espiritual – amar a Deus sobre todas as coisas.

Lucas T R Freitas

Nenhum comentário: