segunda-feira, 2 de março de 2015

Engenharia Civil UCL - Anotações de aula - Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Metodologia da Pesquisa - 02/03/2015

Parte 1 - Ciência e Níveis de conhecimento
  • Ciência
    • aquisição de conhecimento
  • Metodologia da Pesquisa
    • estudos caminhos do saber
  • Níveis de Conhecimento
    • senso comum (Popular)
    • Religioso (Teológico)
    • Filosófico
    • Científico
  • Métodos científicos
    • Dedutivo (Parte do Geral para o particular)
    • Indutivo (Parte do Particular para o geral)
  • Vídeo: "As 100 maiores descobertas da história - As 10 mais".
    • 10 - Newton e as leis do movimento
    • 9 - O microscópio e os microrganismos
    • 8 - O Antibiótico (Penicilina)
    • 7 - Teoria dos germes - Senovais e Pasteur
    • 6 - Mendel e as Leis da Hereditariedade
    • 5 - Copérnico - a Terra se move
    • 4 - A Tabela Periódica
    • 3 - Albert Einstein - E = m . c2
    • 2 - Albert Einstein - A Teoria da Relatividade Geral
    • 1 - Charles Darwin e a Seleção Natural
  • Atividade em Grupo: 5 a 6 alunos
    • Questões
      • a) O que levou o pesquisador a investigar o assunto? (qual o questionamento?)
      • b) A pesquisa representou a continuidade de alguma outra pesquisa?
      • c) Antes da pesquisa o pesquisador possuía uma possível resposta para a questão com o conhecimento disponível?
      • d) Qual a importância dessa descoberta científica para a humanidade? (O questionamento foi respondido ou solucionado? Contribuiu para qual área do conhecimento?)
      • e) A descoberta possui alguma relação (contribuição ou conflito) com os níveis de conhecimento Popular, Teológico, Filosófico ou Científico?
    • Tema escolhido
      • Nicolau Copérnico e A Terra se Move (resumo dado pela professora)
        • Foi no ano de 1543 que Nicolau Copérnico morreu, aos 70 anos de idade. Ele era médico e advogado de profissão, mas também foi um astrônomo amador, uma prática que o levou a desafiar uma das crenças mais fundamentais e sagradas do seu tempo. Quando jovem, Copérnico estudou o céu e descobriu que o sistema geocêntrico grego falhava ao tentar prever o movimento planetário, e ele começou a se perguntar se a própria Terra não estaria em movimento. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer. E foi uma percepção revolucionária. Escreveu um livro sobre sua nova teoria, que mudou o pensamento das pessoas e fez da Terra um planeta.
    • Respostas do Grupo
      • Grupo: Carla C. Madureira; Isaac Menezes; Lucas Tiago; Rogério Pirchiner; Vitor Oliveira; Uly Leite
        • a) Copérnico era astrônomo amador e verificou que os movimentos dos planetas eram melhor explicados quando o Sol era considerado como imóvel, ao invés da Terra.
        • b) Copérnico contestou a teoria dos gregos, que afirmavam que a Terra era o centro do Universo (Geocentrismo).
        • c) Não. Copérnico percebeu que os movimentos dos planetas seriam mais bem explicados se o Sol fosse o centro do Sistema Solar e a Terra girasse em torno dele como outro planeta qualquer.
        • d) A partir do modelo heliocêntrico de Copérnico foi possível explicar corretamente o movimento aparente dos planetas, solucionando a questão, contribuindo também nas áreas de astronomia, física, entre outras.
        • e) Sim. A descoberta conflitava com o conhecimento Popular, Teológico, Filosófico e Científico. Segundo os conhecimentos vigentes, a Terra era plana, imóvel, o centro do Universo.

Lucas T R Freitas

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Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


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