sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro

  • Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em 12 de Fevereiro de 2015.
    • Notas minhas: 
      • Capítulo 1 - Reorientação virtual - Preparando-se para mudanças
        • "A melhor hora para se consertar um telhado é quando o tempo está estável e o sol brilhando." (p. 14)
        • "Segurança é nada mais do que uma superstição. Isso não existe na natureza. A vida ou é uma aventura, ou nada." (Helen Keller) (p. 15)
      • Capítulo 2 - Excelência pessoal
        • 2.1 - Autogerenciamento - Cuidando de si próprio
          • "uma maçã estragada num cesto de maçãs sadias pode contaminar todo o resto" (p.18)
          • "Se você não se gerencia, alguém irá fazê-lo, e talvez de uma forma que você não goste." (p. 19)
          • Gerenciando o corpo físico
            • Alimentação
              • "Coloque gasolina misturada com água no tanque de um BMW e o desempenho do motor será severamente comprometido." (p. 21)
              • Nutrição é mais do que alimentação. Fornecer ao corpo os nutrientes necessários. (p.23)
            • Exercício Físico
              • Melhor é aeróbico: fazem o batimento cardíaco chegar a uma frequência e o mantém assim por um período de tempo. (p. 23)
              • Segundo a American Heart Association
                • 220 - (sua idade) = frequência cardíaca máxima
                  • no meu caso atual: 220 - (29) = 191
              • No mínimo 3 vezes por semana, atingir 60 a 75% da frequência cardíaca, por 20 a 30 minutos
                • 60% de 191 = 0,60 x 191 = 114,6
                • 75% de 191 = 0,75 x 191 = 143,25
            • Recreação e Relaxamento
              • "A melhor coisa a fazer é levantar-se logo que abrir os olhos, imediatamente. Assim fazendo, você sentirá muito mais vitalidade durante o dia." (p. 25)
              • "O stress torna-se deletério quando é excessivo." (p. 26)
              • "Divertimento e alegria são indispensáveis ao equilíbrio físico e emocional." (p. 25)
            • Gerenciando sua mente
              • Cérebro reptiliano
                • funções vitais
                  • batimento cardíaco
                  • respiração pulmonar
                  • metabolismo hepático
              • Cérebro límbico
                • emoções
              • Neocórtex
                • Cognição
                • Fala
                • Criatividade
                • Hemisfério direito: criar o inesperado
                • Hemisfério esquerdo: fazê-lo útil
            • Gerenciando emoções
              • "As emoções não existem no fenômeno, mas sim na explicação dada ao fenômeno. O mesmo evento pode agradar a um e desagradar a outro." (p. 27)
              • "Qual é a diferença que isso fará daqui a 10 anos?" (p. 28)
              • "É importante ressaltar que o seu nível de felicidade é inversamente proporcional ao seu grau de expectativa. Quanto maior for a sua expectativa, mais difícil será a realidade se aproximar da imaginação." (p. 28)
            • Gerenciando sua espiritualidade
              • "Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana." (Telhard de Chardin) (p. 29)
              • "Eu acredito que o poder de ganhar dinheiro é uma dádiva de Deus." (John D. Rockfeller) (p. 29)
            • "Primeiro você aprende a se gerenciar e depois você se habilita a gerenciar os outros." (p. 30)
        • 2.2 - Liderança - Aprendendo com os mestres
          • Visão
            • "Você pensa que entende a situação, mas o que você não entende é que a situação acaba de mudar." (Putnam Investiments Advertisement) (p. 33)
            • "Para se tornar um visionário você tem que se permitir pensar no 'impossível'. E ousar realizá-lo." (p. 34)
            • "Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas." (Provérbio chinês) (p. 34)
          • Comprometimento
            • Comprometimento gera responsabilidade (habilidade de resposta), poder e confiança. (p. 35)
          • Comunicação
            • "O significado da sua comunicação é o resultado que você obtém." (p. 35)
            • "Metáfora é uma linguagem de poder. Se você conseguir comunicar metaforicamente os seus objetivos, poderá ter mais facilidade de quebrar resistências e conquistar mentes e corações." (p. 36-37)
            • "Rapport significa criar no outro fé e confiança a seu respetio e é a parte mais importante de qualquer interação." (p. 37)
            • "Um mendigo tímido termina o dia com a sacola vazia." (p. 38)
          • Integridade
            • "Nem tudo o que é lucrativo é íntegro. Mas tudo aquilo que é íntegro é lucrativo." (R. Buckminster Fuller) (p. 38)
            • "Integridade significa um comprometimento com a verdade, abertura e transparência, que conduzem à confiança. Você nunca precisa lembrar das mentiras que disse ou se preocupar em escondê-las. A maior das espertezas é ser honesto." (p. 38)
            • "Seja você mesmo a mudança que você está querendo criar." (Mahatma Gandhi) (p. 39)
            • "Lidere, siga ou saia do caminho." (p. 39)
          • Realidade
            • "Ter consciência da sua realidade atual é imprescindível para estabelecer uma meta e propor-se a alcançá-la." (p. 40)
          • Intuição
            • "Liderança é a arte de fazer com que os outros queiram fazer alguma coisa que você está convencido de que deveria ser feito." (Vance Packard) (p. 41)
            • "Intuição é uma habilidade do hemisfério direito do cérebro e que, infelizmente, não é estimulada e chega a ser reprimida no sistema educacional da nossa sociedade." (p. 41)
        • 2.3 - Negociação - Influenciando com integridade
          • "Como já dizia Benjamin Franklin, só deve haver negócio se ele for vantajoso para ambas as partes." (p. 44)
            • Jogo do ganha-ganha: "para que eu ganhe, você não precisa perder, a não ser que você insista; aí, o problema é seu." (p. 44)

          • Pessoa Certa
            • "Onde todos são corcundas, o homem perfeito é uma monstruosidade." (Balzac) (p. 47)
            • Procurar negociar com a pessoa que tem autonomia para fechar a negociação; ou então não fazer todas as suas concessões. (p. 46)
          • Conhecer o interlocutor
            • "É importante fazer perguntas e escutar ativamente, pois quanto mais informação você tiver a respeito do seu interlocutor, mais opções haverá à sua disposição." (p. 47-48)
          • Objetivos
            • "Se você não sabe para que porto está velejando, nenhum vento é bom." (Sêneca) (p. 49)
          • Objeções
            • "Eu não quero inventar nada que não venda. A vendagem é prova de utilidade, e utilidade é sucesso." (Thomas A. Edison) (p. 50)
          • Timing
            • "Quando chegou a hora, é hora. Tudo tem seu tempo." (p. 50)
          • Fechamento
            • "Tudo o que existe no universo físico passou primeiro pela mente de alguém. O fechamento de uma negociação ocorre, em primeiro lugar, na mente dos negociadores." (p. 52)a
        • 2.4 - Motivação - Fazendo com que o outro faça
          • "Se incentivo financeiro fosse um fator primordial na motivação de pessoas, os funcionários da GM estariam produzindo bem mais do que os da Toyota, o que não é o caso." (p. 55)
          • "Para obter alguma coisa a partir dos outros, ajude-os a obter algo a partir de você." (p. 56)
          • "Eu sei que você acredita que entende o que pensa que eu disse, mas não estou certo de que você está consciente de que o que ouviu não é o que eu quis dizer." (p. 59)
          • "Gerenciar é nada mais do que motivar as pessoas." (Leo Iacocca) (p. 62)
          • "O mais profundo desejo do ser humano é ser apreciado." (William James) (p. 65)
          • "Alcance você mesmo a sua salvação. Não dependa dos outros." (Buda) (p. 66)
          • "O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?" (p. 68)
          • "O segredo de um negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (Aristóteles Onassis) (p. 70)
          • "O que é remédio para um pode ser veneno para outro." (p. 71)
      • Capítulo 3 - Inovação empresarial
        • 3.1 - A empresa é nossa - Definindo sua identidade
          • "Se eu fui capaz de ver mais longe, é porque estava de pé nos ombros de gigantes." (Sir Isaac Newton) (p. 75)
          • "Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema você pensa que é um prego." (Mark Twain) (p. 76)
          • "Procure contratar pessoas que sejam inteligentes o bastenate para substituí-lo quando você for promovido." (p. 76)
          • A criança, o anão e o pigmeu
            • A criança vai crescer
            • O anão tem dificuldade de integrar-se
            • O pigmeu, se crescesse, criaria um grande problema para ele a comunidade dele
          • Empresa não passa de "conversa"
            • "Uma conversa que existe e se perpetua através da linguagem usada por aqueles que a compõem." (p. 77)
            • "A empresa só vai mudar quando a 'conversa' mudar. Linguagem cria realidade." (p. 78)
        • 3.2 - Cultura das organizações - Psicoterapia empresarial
          • "As ferramentas da mente se tornam entulhos quando as condições que necessitavam delas não existem mais." (Henri Begson) (p. 81)
          • "O peixe, vivendo todo o tempo na água, só sabe que existe água se um dia for colocado fora dela." (p. 83)
          • "Se você realmente quer entender alguma coisa, tente mudá-la." (Warren Bennis) (p. 84)
          • "A palavra convence, o exemplo arrasta." (p. 85)
          • "Vivemos em altitudes diferentes, portanto: o que é teto para um é assoalho para outro." (p. 87)
          • "Não existe construção sem destruição." (Pablo Picasso) (p. 89)
          • "Para entender a alma de uma organização, nós devemos viajar através do mundo subterrâneo da cultura corporativa." (Ralph H. Kilmann) (p. 90)
          • "Sem diagnóstico, torna-se perigoso implementar qualquer tipo de terapia." (p. 91)
        • 3.3 - Trabalho em equipe - Dividindo preocupações e multiplicando realizações
          • 1 + 1 < 2
          • 1 + 1 = 2
          • 1 + 1 > 2
          • "A inteligência de uma colmeia é sempre superior à inteligência de qualquer abelha." (p. 94)
          • Eficácia = QP x A
            • QP = qualidade de pensamento
            • A = aceitação
          • "Não me diga o quanto você trabalha. Fale-me dos seus resultados." (p. 97)
          • "Em uma estrada de ferro com três mil quilômetros de trilhos perfeitos e apenas três metros de trilhos avariados, não há condições para o trem passar." (p. 98)
          • "Maturidade é habilidade em adiar reconhecimento." (p. 99)
          • "Não seja insubstituível. Se você não pode ser substituído, não pode ser promovido." (p. 100)
      • Capítulo 4 - Antecipação mercadológica
        • 4.1 - Paradoxos e paradigmas - Inventando novas realidades
          • "Eu não me associaria a um clube que me aceitasse como sócio." (Groucho Marx) (p. 105)
          • "Não existe nenhuma razão para alguém ter um computador em casa." (Ken Olsen, presidente da Digital Equipment Corporation - que somente vendia computadores de grande porte - 1977) (p. 106)
          • "Acredito que o mercado mundial comporta não mais do que cinco computadores." (Thomas J. Watson, presidente da IBM, 1943) (p. 107)
          • "O homem nunca será capaz de usar o poder do átomo." (Robert Millikan, Prêmio Nobel de Física, 1920) (p. 108)
          • "Quem no mundo gostaria de ouvir atores falando?" (Harry Warner, da Warner Brothers Pictures, 1927) (p. 108)
          • "Mulheres sensíveis e responsáveis não querem votar." (Grover Cleveland, Presidente dos EUA, 1905) (p. 109)
          • "Viva o hoje. Planeje o amanhã." (p. 110)
          • "A permanência é uma ilusão, somente a mudança é real. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio." (Heráclito) (p. 111)
          • "Inteligência sem amor e amor sem inteligência nada trazem ao Homem." (Aldous Huxley) (p. 115)
          • "Impossível é aquilo que ninguém faz até que alguém faça." (p. 117)
          • "Ambiguidade e Complexidade mudaram-se para a vizinhança e decidiram ficar." (p. 117)
        • 4.2 - Transformação organizacional - Mudando para ficar
          • "Problemas simples requerem soluções simples. Problemas complexos requerem soluções complexas." (p. 121)
          • "Equilíbrio não é a finalidade nem a meta de sistemas abertos. Para manter-se viável, um sistema aberto precisa estar em estado constante de desequilíbrio." (Ilya Prigogine) (p. 121)
          • "Imperador do futuro será um imperador de ideias." (Winston Churchill) (p. 125)
          • "A reengenharia trata de começar de novo, como uma folha de papel em branco, rejeitando a sabedoria convencional e as suposições herdadas do passado." (Michael Hammer) (p. 126)
          • "Apenas um terço dos 500 executivos de grandes empresas americanas, quando perguntado a respeito dos efeitos benéficos dos programas de qualidade total, acredita que houve alguma impacto positivo na competitividade da empresa no mercado." (Arthur D. Little) (p. 128)
          • "No novo paradigma, o trabalho é um veículo de transformação." (Marilyn Ferguson) (p. 129)
          • "A antecipação é a alma do negócio." (p. 133)
          • "O futuro está começando exatamente agora." (p. 134)
          • "Integridade é a essência de todo negócio." (R. Buckminster Fuller) (p. 136)
          • "Quando deixo de ser o que sou, torno-me o que devo ser. Quando me desprendo do que tenho, recebo o que preciso." (Tao) (p. 140)
          • "A realidade é ainda a nossa maior aliada." (p. 144)
          • "Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras." (Nicolau Maquiavel) (p. 145)
          • "Como é possível segurar toneladas de água no ar sem nenhum ponto de apoio? Construa uma nuvem." (p. 147)
          • "Homens razoáveis se adaptam ao mundo. Homens não-razoáveis adaptam o mundo a eles. Por isso é que todo o progresso depende de homens não-razoáveis." (Bernard Shaw) (p. 149)
          • "Os membros mais talentosos da espécie humana são mais criativos quando não podem obter o que querem." (Erik Hoffer) (p. 150)
        • 4.3 - Marketing - Criando oportunidades inexistentes
          • Empresa >>>>> Marketing >>>>> Mercado (p. 157)
          • "Em vendas, o foco está nas necessidades do vendedor. Em marketing, o foco está nas necessidades do comprador." (Thedore Levitt) (p. 158)
          • "Se você é fabricante de comida de cachorro, procure antes de tudo saber se o produto que você vai fabricar será apreciado pelos que vão comê-lo." (p. 160)
          • "Marketing é muito mais uma atitude, uma maneira de pensar, do que uma simples disciplina de objetivo único, ou um acervo de conhecimentos." (John Sculley) (p. 161)
          • "A conquista de uma posição sólida para a empresa é difícil. A reconquista, mais difícil ainda." (Regis McKenna) (p. 163)
          • "O meu interesse é no futuro, porque é lá que passarei o resto da minha vida." (Charles F. Kettering) (p. 165)
          • "Boas empresas satisfazem necessidades. Ótimas empresas criam mercados." (Philip Kotler) (p. 168)
          • "A única coisa que nos salva da burocracia é a sua própria ineficiência." (Eugene McCarthy) (p. 171)
          • "Se você não tiver uma vantagem competitiva, não entre na competição." (Jack Welch) (p. 172)
          • "Um navio é seguro no porto. Mas não é para isso que os navios foram construídos." (Grace Hopper) (p. 173)
      • Capítulo 5 - Integração holística - Retorno à essência
        • "Em tempos de transição, onde o caos predomina, percepção apurada é o melhor instrumento de navegação." (Lair Ribeiro) (p. 179)
        • "Evite o mal. Faça o bem. Viva a sua vida extraordinariamente." (p. 180)

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Que a estrada se abra à sua frente,
      Que o vento sopre levemente em suas costas,
      Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
      Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
      E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


      Obrigado pelo seu comentário.

      Curso Planejamento Estratégico para Empreendedores - SEBRAE

      Certificado de conclusão do curso Planejamento Estratégico para Empreendedores - SEBRAE. Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- D...