sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro

  • Criando & Mantendo Sucesso Empresarial - Reengenharia Virtual - Dr. Lair Ribeiro - Leitura finalizada em 12 de Fevereiro de 2015.
    • Notas minhas: 
      • Capítulo 1 - Reorientação virtual - Preparando-se para mudanças
        • "A melhor hora para se consertar um telhado é quando o tempo está estável e o sol brilhando." (p. 14)
        • "Segurança é nada mais do que uma superstição. Isso não existe na natureza. A vida ou é uma aventura, ou nada." (Helen Keller) (p. 15)
      • Capítulo 2 - Excelência pessoal
        • 2.1 - Autogerenciamento - Cuidando de si próprio
          • "uma maçã estragada num cesto de maçãs sadias pode contaminar todo o resto" (p.18)
          • "Se você não se gerencia, alguém irá fazê-lo, e talvez de uma forma que você não goste." (p. 19)
          • Gerenciando o corpo físico
            • Alimentação
              • "Coloque gasolina misturada com água no tanque de um BMW e o desempenho do motor será severamente comprometido." (p. 21)
              • Nutrição é mais do que alimentação. Fornecer ao corpo os nutrientes necessários. (p.23)
            • Exercício Físico
              • Melhor é aeróbico: fazem o batimento cardíaco chegar a uma frequência e o mantém assim por um período de tempo. (p. 23)
              • Segundo a American Heart Association
                • 220 - (sua idade) = frequência cardíaca máxima
                  • no meu caso atual: 220 - (29) = 191
              • No mínimo 3 vezes por semana, atingir 60 a 75% da frequência cardíaca, por 20 a 30 minutos
                • 60% de 191 = 0,60 x 191 = 114,6
                • 75% de 191 = 0,75 x 191 = 143,25
            • Recreação e Relaxamento
              • "A melhor coisa a fazer é levantar-se logo que abrir os olhos, imediatamente. Assim fazendo, você sentirá muito mais vitalidade durante o dia." (p. 25)
              • "O stress torna-se deletério quando é excessivo." (p. 26)
              • "Divertimento e alegria são indispensáveis ao equilíbrio físico e emocional." (p. 25)
            • Gerenciando sua mente
              • Cérebro reptiliano
                • funções vitais
                  • batimento cardíaco
                  • respiração pulmonar
                  • metabolismo hepático
              • Cérebro límbico
                • emoções
              • Neocórtex
                • Cognição
                • Fala
                • Criatividade
                • Hemisfério direito: criar o inesperado
                • Hemisfério esquerdo: fazê-lo útil
            • Gerenciando emoções
              • "As emoções não existem no fenômeno, mas sim na explicação dada ao fenômeno. O mesmo evento pode agradar a um e desagradar a outro." (p. 27)
              • "Qual é a diferença que isso fará daqui a 10 anos?" (p. 28)
              • "É importante ressaltar que o seu nível de felicidade é inversamente proporcional ao seu grau de expectativa. Quanto maior for a sua expectativa, mais difícil será a realidade se aproximar da imaginação." (p. 28)
            • Gerenciando sua espiritualidade
              • "Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana." (Telhard de Chardin) (p. 29)
              • "Eu acredito que o poder de ganhar dinheiro é uma dádiva de Deus." (John D. Rockfeller) (p. 29)
            • "Primeiro você aprende a se gerenciar e depois você se habilita a gerenciar os outros." (p. 30)
        • 2.2 - Liderança - Aprendendo com os mestres
          • Visão
            • "Você pensa que entende a situação, mas o que você não entende é que a situação acaba de mudar." (Putnam Investiments Advertisement) (p. 33)
            • "Para se tornar um visionário você tem que se permitir pensar no 'impossível'. E ousar realizá-lo." (p. 34)
            • "Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas." (Provérbio chinês) (p. 34)
          • Comprometimento
            • Comprometimento gera responsabilidade (habilidade de resposta), poder e confiança. (p. 35)
          • Comunicação
            • "O significado da sua comunicação é o resultado que você obtém." (p. 35)
            • "Metáfora é uma linguagem de poder. Se você conseguir comunicar metaforicamente os seus objetivos, poderá ter mais facilidade de quebrar resistências e conquistar mentes e corações." (p. 36-37)
            • "Rapport significa criar no outro fé e confiança a seu respetio e é a parte mais importante de qualquer interação." (p. 37)
            • "Um mendigo tímido termina o dia com a sacola vazia." (p. 38)
          • Integridade
            • "Nem tudo o que é lucrativo é íntegro. Mas tudo aquilo que é íntegro é lucrativo." (R. Buckminster Fuller) (p. 38)
            • "Integridade significa um comprometimento com a verdade, abertura e transparência, que conduzem à confiança. Você nunca precisa lembrar das mentiras que disse ou se preocupar em escondê-las. A maior das espertezas é ser honesto." (p. 38)
            • "Seja você mesmo a mudança que você está querendo criar." (Mahatma Gandhi) (p. 39)
            • "Lidere, siga ou saia do caminho." (p. 39)
          • Realidade
            • "Ter consciência da sua realidade atual é imprescindível para estabelecer uma meta e propor-se a alcançá-la." (p. 40)
          • Intuição
            • "Liderança é a arte de fazer com que os outros queiram fazer alguma coisa que você está convencido de que deveria ser feito." (Vance Packard) (p. 41)
            • "Intuição é uma habilidade do hemisfério direito do cérebro e que, infelizmente, não é estimulada e chega a ser reprimida no sistema educacional da nossa sociedade." (p. 41)
        • 2.3 - Negociação - Influenciando com integridade
          • "Como já dizia Benjamin Franklin, só deve haver negócio se ele for vantajoso para ambas as partes." (p. 44)
            • Jogo do ganha-ganha: "para que eu ganhe, você não precisa perder, a não ser que você insista; aí, o problema é seu." (p. 44)

          • Pessoa Certa
            • "Onde todos são corcundas, o homem perfeito é uma monstruosidade." (Balzac) (p. 47)
            • Procurar negociar com a pessoa que tem autonomia para fechar a negociação; ou então não fazer todas as suas concessões. (p. 46)
          • Conhecer o interlocutor
            • "É importante fazer perguntas e escutar ativamente, pois quanto mais informação você tiver a respeito do seu interlocutor, mais opções haverá à sua disposição." (p. 47-48)
          • Objetivos
            • "Se você não sabe para que porto está velejando, nenhum vento é bom." (Sêneca) (p. 49)
          • Objeções
            • "Eu não quero inventar nada que não venda. A vendagem é prova de utilidade, e utilidade é sucesso." (Thomas A. Edison) (p. 50)
          • Timing
            • "Quando chegou a hora, é hora. Tudo tem seu tempo." (p. 50)
          • Fechamento
            • "Tudo o que existe no universo físico passou primeiro pela mente de alguém. O fechamento de uma negociação ocorre, em primeiro lugar, na mente dos negociadores." (p. 52)a
        • 2.4 - Motivação - Fazendo com que o outro faça
          • "Se incentivo financeiro fosse um fator primordial na motivação de pessoas, os funcionários da GM estariam produzindo bem mais do que os da Toyota, o que não é o caso." (p. 55)
          • "Para obter alguma coisa a partir dos outros, ajude-os a obter algo a partir de você." (p. 56)
          • "Eu sei que você acredita que entende o que pensa que eu disse, mas não estou certo de que você está consciente de que o que ouviu não é o que eu quis dizer." (p. 59)
          • "Gerenciar é nada mais do que motivar as pessoas." (Leo Iacocca) (p. 62)
          • "O mais profundo desejo do ser humano é ser apreciado." (William James) (p. 65)
          • "Alcance você mesmo a sua salvação. Não dependa dos outros." (Buda) (p. 66)
          • "O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?" (p. 68)
          • "O segredo de um negócio está em saber alguma coisa que ninguém sabe." (Aristóteles Onassis) (p. 70)
          • "O que é remédio para um pode ser veneno para outro." (p. 71)
      • Capítulo 3 - Inovação empresarial
        • 3.1 - A empresa é nossa - Definindo sua identidade
          • "Se eu fui capaz de ver mais longe, é porque estava de pé nos ombros de gigantes." (Sir Isaac Newton) (p. 75)
          • "Se o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema você pensa que é um prego." (Mark Twain) (p. 76)
          • "Procure contratar pessoas que sejam inteligentes o bastenate para substituí-lo quando você for promovido." (p. 76)
          • A criança, o anão e o pigmeu
            • A criança vai crescer
            • O anão tem dificuldade de integrar-se
            • O pigmeu, se crescesse, criaria um grande problema para ele a comunidade dele
          • Empresa não passa de "conversa"
            • "Uma conversa que existe e se perpetua através da linguagem usada por aqueles que a compõem." (p. 77)
            • "A empresa só vai mudar quando a 'conversa' mudar. Linguagem cria realidade." (p. 78)
        • 3.2 - Cultura das organizações - Psicoterapia empresarial
          • "As ferramentas da mente se tornam entulhos quando as condições que necessitavam delas não existem mais." (Henri Begson) (p. 81)
          • "O peixe, vivendo todo o tempo na água, só sabe que existe água se um dia for colocado fora dela." (p. 83)
          • "Se você realmente quer entender alguma coisa, tente mudá-la." (Warren Bennis) (p. 84)
          • "A palavra convence, o exemplo arrasta." (p. 85)
          • "Vivemos em altitudes diferentes, portanto: o que é teto para um é assoalho para outro." (p. 87)
          • "Não existe construção sem destruição." (Pablo Picasso) (p. 89)
          • "Para entender a alma de uma organização, nós devemos viajar através do mundo subterrâneo da cultura corporativa." (Ralph H. Kilmann) (p. 90)
          • "Sem diagnóstico, torna-se perigoso implementar qualquer tipo de terapia." (p. 91)
        • 3.3 - Trabalho em equipe - Dividindo preocupações e multiplicando realizações
          • 1 + 1 < 2
          • 1 + 1 = 2
          • 1 + 1 > 2
          • "A inteligência de uma colmeia é sempre superior à inteligência de qualquer abelha." (p. 94)
          • Eficácia = QP x A
            • QP = qualidade de pensamento
            • A = aceitação
          • "Não me diga o quanto você trabalha. Fale-me dos seus resultados." (p. 97)
          • "Em uma estrada de ferro com três mil quilômetros de trilhos perfeitos e apenas três metros de trilhos avariados, não há condições para o trem passar." (p. 98)
          • "Maturidade é habilidade em adiar reconhecimento." (p. 99)
          • "Não seja insubstituível. Se você não pode ser substituído, não pode ser promovido." (p. 100)
      • Capítulo 4 - Antecipação mercadológica
        • 4.1 - Paradoxos e paradigmas - Inventando novas realidades
          • "Eu não me associaria a um clube que me aceitasse como sócio." (Groucho Marx) (p. 105)
          • "Não existe nenhuma razão para alguém ter um computador em casa." (Ken Olsen, presidente da Digital Equipment Corporation - que somente vendia computadores de grande porte - 1977) (p. 106)
          • "Acredito que o mercado mundial comporta não mais do que cinco computadores." (Thomas J. Watson, presidente da IBM, 1943) (p. 107)
          • "O homem nunca será capaz de usar o poder do átomo." (Robert Millikan, Prêmio Nobel de Física, 1920) (p. 108)
          • "Quem no mundo gostaria de ouvir atores falando?" (Harry Warner, da Warner Brothers Pictures, 1927) (p. 108)
          • "Mulheres sensíveis e responsáveis não querem votar." (Grover Cleveland, Presidente dos EUA, 1905) (p. 109)
          • "Viva o hoje. Planeje o amanhã." (p. 110)
          • "A permanência é uma ilusão, somente a mudança é real. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio." (Heráclito) (p. 111)
          • "Inteligência sem amor e amor sem inteligência nada trazem ao Homem." (Aldous Huxley) (p. 115)
          • "Impossível é aquilo que ninguém faz até que alguém faça." (p. 117)
          • "Ambiguidade e Complexidade mudaram-se para a vizinhança e decidiram ficar." (p. 117)
        • 4.2 - Transformação organizacional - Mudando para ficar
          • "Problemas simples requerem soluções simples. Problemas complexos requerem soluções complexas." (p. 121)
          • "Equilíbrio não é a finalidade nem a meta de sistemas abertos. Para manter-se viável, um sistema aberto precisa estar em estado constante de desequilíbrio." (Ilya Prigogine) (p. 121)
          • "Imperador do futuro será um imperador de ideias." (Winston Churchill) (p. 125)
          • "A reengenharia trata de começar de novo, como uma folha de papel em branco, rejeitando a sabedoria convencional e as suposições herdadas do passado." (Michael Hammer) (p. 126)
          • "Apenas um terço dos 500 executivos de grandes empresas americanas, quando perguntado a respeito dos efeitos benéficos dos programas de qualidade total, acredita que houve alguma impacto positivo na competitividade da empresa no mercado." (Arthur D. Little) (p. 128)
          • "No novo paradigma, o trabalho é um veículo de transformação." (Marilyn Ferguson) (p. 129)
          • "A antecipação é a alma do negócio." (p. 133)
          • "O futuro está começando exatamente agora." (p. 134)
          • "Integridade é a essência de todo negócio." (R. Buckminster Fuller) (p. 136)
          • "Quando deixo de ser o que sou, torno-me o que devo ser. Quando me desprendo do que tenho, recebo o que preciso." (Tao) (p. 140)
          • "A realidade é ainda a nossa maior aliada." (p. 144)
          • "Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras." (Nicolau Maquiavel) (p. 145)
          • "Como é possível segurar toneladas de água no ar sem nenhum ponto de apoio? Construa uma nuvem." (p. 147)
          • "Homens razoáveis se adaptam ao mundo. Homens não-razoáveis adaptam o mundo a eles. Por isso é que todo o progresso depende de homens não-razoáveis." (Bernard Shaw) (p. 149)
          • "Os membros mais talentosos da espécie humana são mais criativos quando não podem obter o que querem." (Erik Hoffer) (p. 150)
        • 4.3 - Marketing - Criando oportunidades inexistentes
          • Empresa >>>>> Marketing >>>>> Mercado (p. 157)
          • "Em vendas, o foco está nas necessidades do vendedor. Em marketing, o foco está nas necessidades do comprador." (Thedore Levitt) (p. 158)
          • "Se você é fabricante de comida de cachorro, procure antes de tudo saber se o produto que você vai fabricar será apreciado pelos que vão comê-lo." (p. 160)
          • "Marketing é muito mais uma atitude, uma maneira de pensar, do que uma simples disciplina de objetivo único, ou um acervo de conhecimentos." (John Sculley) (p. 161)
          • "A conquista de uma posição sólida para a empresa é difícil. A reconquista, mais difícil ainda." (Regis McKenna) (p. 163)
          • "O meu interesse é no futuro, porque é lá que passarei o resto da minha vida." (Charles F. Kettering) (p. 165)
          • "Boas empresas satisfazem necessidades. Ótimas empresas criam mercados." (Philip Kotler) (p. 168)
          • "A única coisa que nos salva da burocracia é a sua própria ineficiência." (Eugene McCarthy) (p. 171)
          • "Se você não tiver uma vantagem competitiva, não entre na competição." (Jack Welch) (p. 172)
          • "Um navio é seguro no porto. Mas não é para isso que os navios foram construídos." (Grace Hopper) (p. 173)
      • Capítulo 5 - Integração holística - Retorno à essência
        • "Em tempos de transição, onde o caos predomina, percepção apurada é o melhor instrumento de navegação." (Lair Ribeiro) (p. 179)
        • "Evite o mal. Faça o bem. Viva a sua vida extraordinariamente." (p. 180)

      Nenhum comentário: