quarta-feira, 11 de abril de 2012

Comprando um artigo científico na JSTOR

Não é a primeira vez que me deparo com um artigo científico num site de busca especializado e que vejo a opção de comprá-lo. Porém nunca havia comprado um. Hoje, porém, precisei de um artigo importante para o andamento da dissertação.

Os dados do artigo que eu encontrei foram:


Título: DOES RELIGION REALLY REDUCE CRIME?

Autor: Paul Heaton

Journal of Law & Economics; Apr2006, Vol. 49 Issue 1, p147-172, 26p


Apenas pude observar o resumo em ambos mecanismos de pesquisa consultados, porém o JSTOR me dava a opção de compra por 14 dólares. Como eu realmente preciso do artigo e a biblioteca estava demorando em conseguí-lo para mim, resolvi comprá-lo. Prossegui então com o processo de compra do JSTOR. A possibilidade de pagamento poderia ser realizado através do PayPal, usando uma conta bancária ou cartão de crédito. Prossegui com o processo de compra (nota: eu não tinha uma conta no PayPal). Dei uma olhada nos termos e condições e prossegui. Aí recebi um aviso no celular de um pagamento de 15 reais no PayPal (15 reais eu sabia que não deveria ser o valor do artigo, mas alguma taxa de compra através do PayPal). Prosseguindo com o processo de compra, recebi um novo aviso de compra no celular, com o valor dos 14 dólares convertidos em reais (um pouco mais de 26 reais). Logo após, recebi um novo aviso de pagamento de 15 reais em nome do PayPal. Porém, logo em seguida recebi um novo aviso com o cancelamento da cobrança dos últimos 15 reais.

Ou seja, paguei 15 reais ao PayPal mais os 14 dólares para adquirir o artigo que precisei na JSTOR (totalizando aproximadamente 40 reais).

Depois me cadastrei no PayPal e olhei as tarifas de uso. Acredito que teria pago menos (muito menos) do que os 15 reais se já fosse cadastrado no PayPal no momento de compra do artigo.

Após a compra, pude baixar o artigo na JSTOR em formato PDF. O artigo também ficou disponível para download no login da JSTOR (recebi um aviso por e-mail informando que enquanto o prazo não expirar eu posso baixá-lo, porém, não encontrei o tempo que posso tê-lo disponível para baixar - logo, se comprar um artigo, mantenha uma cópia no e-mail, ou em algum dispositivo de armazenamento para o caso de precisar dele no futuro).

Para quem precisar comprar um artigo na JSTOR também, ou com o pagamento pelo PayPal, sugiro que se cadastre no PayPal antes de prosseguir com o pagamento, de forma a tentar pagar uma taxa menor do que a que eu paguei.

Espero que o texto seja útil.

Até a próxima. Lucas Tiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!


Obrigado pelo seu comentário.

20/12/2017

Lucas Tiago Rodrigues de Freitas -- // -- Definite Chief Aim: "Viver tecnologicamente, cientificamente, trabalhando em parceria c...