segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Padronização para limpeza de destilador


Primeiros passos: assegurar-se de que é seguro mexer no aparelho
- desligar os disjuntores que fornecem energia ao aparelho
- desconectar os cabos que fornecem energia ao aparelho (será necessário usar uma chave Phillips pequena para desparafusar o conectar onde os 2 cabos que alimentam o destilador se ligam - nota: o conector deve estar próximo ou dentro da caixa plástica com os cabos na parede)

Após desconectado da energia elétrica: desconectar as mangueiras de alimentação de água. Memorizar como elas estão ligadas para poder colocá-las de volta após a limpeza. Deve ser necessário utilizar uma chave phillips para afrouxar as abraçadeiras que travam as mangueiras para que não vazem.

Procedimentos de limpeza
- Agora que o destilador já está livre da alimentação de energia e das mangueiras de água, pode-se proceder a limpeza.
- Cuidado para não quebrar nenhuma parte do destilador ao limpá-lo. Ao esfregar, tenha certeza de não forçar partes que possam se soltar.
-  Utilize uma bucha de malha de aço e detergente. Esfregue até soltar toda a crosta que aderiu nas paredes internas da "panela" do destilador, onde a água entra em ebulição.
- Após esfregar, enxague com água e um pouco de álcool. Elimine os resíduos de sabão. Cuidados com as peças que podem ser quebradas. Não deixe que caia água dentro do circuito elétrico de acionamento onde está o sensor de nível d'água do destilador. Se cair, assegure-se de secá-lo por completo, inclusive o circuito, antes de ligá-lo novamente.

Após a limpeza:
- Assegure-se de que o circuito elétrico do destilador está seco
- Reconecte as mangueiras de água
- Reconecte os cabos de energia
- Abra a alimentação de água do destilador
- Ligue os disjuntores
- Ligue o aparelho
- Descarte o primeiro litro de água destilada para evitar impurezas.

Nenhum comentário: